segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pesquisa in loco no calçadão de Araranguá 25/08

Vitrines em Foco

Percepção do público alvo: Podemos observar que entre 10 vitrines pesquisadas, a maioria delas tem como o público, o feminino (8 lojas), depois vem o público mascclino (4 lojas) e apenas duas lojas focaram todos os públicos (feminino, masculino, infantil e bebe) sendo que entre essas, uma comercializava calçados e outra o vestuário.

Percepção do estilo: Em 80% das lojas tinham um estilo proposto bem claro, e 20% estavam com o estilo confuso e misturado. Os estilos que mais predominavam eram o casual e despojado voltados para o público jovem.

Cores: Em 80% das lojas ouve uma harmonia de cores, na maior parte encontramos os tons de preto, azul e jeans, e bege, vermelho, rosa, e também a predominância de estampas como xadrez, listras e florais. E em apenas 20% das lojas as cores propostas estavam um pouco confusas e misturadas, sem um tom predominante...

Composição visual: Em quase todas as lojas (80%) foram usados artifícios  como bancos, prateleiras, cubos de madeira para compor a vitrine, usados como suporte de sapatos, bolsas e acessórios, 70% das composições ficavam harmoniosas e 30 % delas a harmonia estava pesada . Algumas dessas lojas também optaram por compor suas vitrines com banner e vasos de flores, representando a estação do ano, onde metade das lojas (50%)  focaram na primavera-verão, em 30% das  lojas predominava outono-inverno, e em apenas 20% estava confusa e misturada a estação do ano focada na vitrine.

Produtos expostos: Em todas as lojas de roupas haviam manequins expondo as  roupas, sapatos e bolsas, grande parte das lojas não optaram por colocar peças de roupas soltas no espaço da vitrine, mas produtos como carteiras, cintos, bonés, caçados, bolsas, e jóias havia na grande maioria, e em apenas 20% dessas houve uma sobrecarga de produtos expostos.

Preço: Metade das lojas optaram por colocar preços em todas as peças, mas a outra parte os preços não apareciam ou só em algumas peças. Mas sempre quando havia preço, ele estava condizente com o público alvo proposto.

   Opnião: Observando as vitrines, observei que na maioria das vitrines, o público alvo proposto estava bem visível, e o estilo estava sempre bem estabelecido, e isso é muito importante, pois permite aos clientes se identificarem facilmente com as roupas expostas, entrarem e conhecerem a loja e o restante dos produtos, e não ficarem apenas na vitrine... As cores estavam  focadas na estação proposta, e na maiorias das vitrines sempre algum tom predominava, com  florais e xadrez combinando com o tom proposto. Grande parte das lojas optaram por artifícios e outros produtos expostos para compor o visual das vitrines, um fato importante, pois assim há uma melhor apresentação das mercadorias e possibilita que as pessoas possam comprar vários produtos em um mesmo lugar. E em relação ao preço, metade das lojas colocaram preço em todas as peças, e a outra metade optaram por não colocar, acho que as lojas deveriam das mais importância para esse requisito,  pois muitas vezes as pessoas não entram na loja achando que o preço pode não ser aquilo que estão procurando, gerando uma barreira entre cliente e loja, e foram aquelas lojas que procuraram atender todos os públicos que acabaram sobrecarregando suas vitrines, é claro que o intuito era de mostrar todos os seus produtos oferecidos, mas elas tem que se preocupar um pouquinho mais com os excesso de informações...


  Este foi um trabalho de pesquiza em vitrines, realizado dia 25 de agosto, no centro de Araranguá. Onde as duplas receberam um questionário com 16 perguntas, relacionadas a público alvo, percepção de estilo, cores, composição visual, produtos expostos, e preço. Após observarem as 10 lojas propostas, e obterem as respostas, eu e minhas colegas debatemos com nossa professora em sala de aula os pontos positivos e negativos, chegando em uma conclusão geral da pesquiza realizada!

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