terça-feira, 27 de setembro de 2011

Pesquisa in loco Criciúma

Vitrines em Foco

Percepção do público: De 10 vitrines observadas, 40% eran voltadas para o o público feminino e masculino, 20% somente para o público feminino, 20% para o público  masculino e 20% voltada  para o infantil. 

Percepção do estilo: Em relação ao estilo proposto não houve nenhuma dúvida, todas as lojas estavam focadas, os estilos femininos observados iam do casual ao despojado, do elegante ao dia-a-dia, do sofiticado ao romantico. E no estilo masculino encontrava-se do clássico ao casual, do social ao dia-a-dia, do despojado ao esportivo, e também beach wear e espotivo. No infantil observamos o estilo casual, dia-a-dia e fashion.

Cores: Para o público masculino as cores passavam por preto, azul,  vermelho, rosa e bege, e branco com uma mistura de litras e xadrez. As cores femininas passavam pelos os mesmo tons das masculinas, apenas incluindo também estampas florais e color block. E para o público infantil é claro que o que predominou foi os tons de rosa e azul.

Composição visual: Nesse requisito todas as lojas foram positivas, pois em todas as vitrines observamos requisitos a fim de compor e organizar o espaço da vitrine, como vasos de flores, banner, suportes de madeira para os maniquins, cubos e expozitores de outros produtos, e em apenas uma vitrine houve um excesso de mercadorias expostas soltas, mas na maioria delas havia harmonia na composição e estava de acordo com o público alvo e estilo oferecido pela loja. E também foi na maior parte das vitrines que observamos que a estação do no ano focada foi primavera-verão.


Produtos expostos: Os manequins expostos foram de 3 á 28 por vitrine, isso nos revela que havia lojas de pequeno e grande porte, e em relação a peças de roupas soltas, foram de 0 á 36 peças por vitrine e além das roupas em quase todas as lojas, com excessão de uma, havia algum produto diferenciado exposto como, calçados, bolsas, carteiras, cintos, bonés, chapéus, lenços, skates, jóias... E em apenas uma loja havia um pequeno excesso de mercadorias expostas no chão, foi onde achamos que houve uma pequena sobrecarga,  pois a loja era de pequeno porte para a quantia de roupas em seu espaço.

Preço: Visualizamos divulgação de preços na metade das vitrines pesquizadas, e nessas que indicavam os preços, observamos que os valores agregados as roupas estavam condizentes com o perfil do público proposto, mas nas vitrines que não indicavam os valores em seus produtos não houve possibilidade de saber se o preço estava condizente ou não com o público alvo.

Opnião: Ao observar as vitrines, em todas consegui indentificar o público alvo e perceber o estilo proposto pela marca, e esse é um requisito que não deve faltar nas vitrines, pois mostra ao seu público onde ele deve entrar e ter a certeza que ali ele vai achar o que esta procurando, o seu estilo, a vitrine é a cara da loja, então a vitrine tem que ter a cara do seu público alvo. As cores predominantes eram as propostas para a estação em que estamos entrando, primavera-verão, que variavam de tons escuros para tons claros,os florais não podia faltar, representando a estação da flores e uma mistura de cores fortes, o color bock, como amarelo, vermelho, verde, azul, laranja...cores alegres, representando bem a cara do verão! O visual em geral das vitrines estava harmonioso e condizente com a com as propostas das lojas, nas vitrines sempre havia algum artifício diferenciado afim de compor e dar vida ao restante do espaço, em algumas delas encontramos televisões, vasos com flores, castelo em uma loja infantil, que é claro que deve chamar atenção de crianças, e até em uma delas encontramos uma máquina de costura super antiga, super interessante! Somente em relação ao preço que as lojas devem tomar um pouco mais de cuidado, pois na metade delas não havia valor nenhum agregada ao produtos expostos, e muitas vezes esse requisito gera uma barrera entre cliente e loja!


   Este foi um trabalho de pesquiza em vitrines, realizado dia 14 de setembro, no shopping DELA, em criciúma. Onde o trio (Grazi, Nanda e Eu)  receberam um questionário com 16 perguntas relacionadas a público alvo, percepção de estilo, cores, composição visual, produtos expostos, e preço, após observarem as 10 lojas propostas e obterem as respostas, eu e minhas colegas debatemos com nossa professora em sala de aula os pontos positivos e negativos, chegando em uma conclusão geral da pesquiza realizada!

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